quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

OS ANIMAIS QUE HIBERNAM NO INVERNO

A São contou-nos a história "Um bocadinho de Inverno" onde um ouriço pedia ao coelho para lhe guardar um bocadinho de inverno porque ele hibernava durante esta estação do ano.
Com esta história surgiu a questão o que é hibernar e que animais é que hibernam no inverno. Achámos que era boa ideia perguntar aos alunos das turmas do 1º ciclo se nos sabiam dizer quais os animais que hibernam. Os colegas deram várias sugestões. Na sala fizemos algumas investigações na Internet e em livros e também tivemos a colaboração da pesquisa do Dário e do pai dele.
A São colocou alguns pedaços de comida dentro de uma tigela de água e pôs no congelador. Assim conseguimos perceber que os animais que vivem em lugares mais frios não conseguem ter alimentos porque estes se encontram dentro do gelo. Nós tentámos tirar a comida do gelo e não conseguimos. O trabalho desenvolveu-se em dois grupos, o grupo dos animais que hibernam e o grupo dos animais que não hibernam.
Fomos buscar as imagens dos animais à Internet e depois imprimimo-las para o trabalho em suporte de papel e com as mesmas imagens, elaborámos um pequeno PowerPoint.
No final do trabalho fizemos a apresentação aos colegas da turma que não participaram no trabalho, e às restantes turmas da escola. Foi um momento de partilha muito agradável. Os colegas do 1º Ciclo ficaram a saber se as respostas que nos tinham dado estavam corretas ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário